Márcio Paes Leme

  • Ex- Professor assistente da Faculdade de Medicina / Universidade de Brasilia- UnB
  • Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia- SBOT
  • Membro Titular da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé – ABTPé
  • Ex-Observer Fellowship – Foot & Ankle Service
    Massachusetts General Hospital – Harvard Medical School, Boston/ MA- Estados Unidos
  • Pos-graduando em Sports Medicine pelo Comite Olimpico Internacional- COI

Atividades Científicas Recentes

Sports Medicine Course ( Cycling Medicine ) – Harvard Medical School realizado na cidade de Boston, Massachusets – MA. EUA, de 19 a 22 de abril de 2017

Simpósio SBRATE ( Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte ) – O atleta Olímpico Desempenho, lesão e reabilitação uma abordagem multidisciplinar, realizado em Curitiba em Outubro de 2016

Interesses clínicos

Fraturas, Entorses e Luxações;

Lesões esportivas em geral (adulto e infantil);

Lesões ligamentares  de joelho , pé e tornozelo em geral;

Artrites e artroplastia do Tornozelo (substituição da articulação);

Artrites e artroplastia do Tornozelo (substituição da articulação);

Tratamento de lesões cartilaginosas;

Hálux Valgo e Dedos em garra/ martelo;

Correção de deformidades em geral e cirurgias reconstrutivas;

Patologias

Artroscopia do tornozelo

A artroscopia do tornozelo é um procedimento diagnóstico e terapêutico no qual a articulação do tornozelo é abordada de forma minimamente invasiva. Através de pequenas incisões (4 ou 5 mm), são introduzidos uma câmera e os instrumentos cirúrgicos. Com a artroscopia, pode-se visualizar o interior da articulação e diagnosticar lesões que poderiam passar despercebidas por outros exames de imagem, até mesmo pela ressonância magnética, e tratá-las cirurgicamente, com mínima agressão aos tecidos sadios. A primeira publicação referente à artroscopia do tornozelo data de 1939, mas esta ferramenta só se tornou mais difundida nos últimos 20 anos internacionalmente e nos últimos 10 anos no nosso meio.

Pé Plano Infantil

O pé plano valgo é caracterizado por uma diminuição do arco plantar e desvio interno dos calcanhares, sendo um dos problemas mais freqüentes na ortopedia pediátrica.

Trata-se de uma alteração com causa multifatorial, ou seja, várias alterações interagem para que ele ocorra. A influência de fatores hereditários, genéticos e étnicos é consenso entre os diversos autores.

Aos nove meses de idade aproximadamente, quando a criança inicia os primeiros passos, é comum que ela apresente pé plano, considerado normal para essa faixa etária já que é uma consequência da quantidade de tecido adiposo (tecido de gordura) na planta do pé. Em situação normal, é conhecido como pé plano postural.

Pé Plano do Adulto

Não há uma maneira fácil de saber se você tem pé chato. Basta molhar os pés, então ficar em uma superfície plana, seca, que vai deixar uma marca de seu pé. A pegada normal tem uma banda larga de ligar a porção anterior do pé até ao calcanhar, com um entalhe no lado de dentro do pé. Um pé com um arco alto tem um recuo grande e uma conexão muito estreita. Pés planos deixar uma marca quase completa, com quase nenhuma curva para dentro, onde o arco deve ser.

Entorse de Tornozelo / Lesão Ligamentar

A entorse do tornozelo é uma lesão muito comum. Aproximadamente 25.000 pessoas experimentam a cada dia. A entorse do tornozelo pode acontecer com os atletas e não-atletas, crianças e adultos. Isso pode acontecer quando você participar de atividades esportivas e de aptidão física. Também pode acontecer quando você simplesmente pisar em uma superfície irregular, ou descer em um ângulo.

Os ligamentos do tornozelo mantem os ossos do tornozelo e articulações na posição. Eles protegem a articulação do tornozelo de movimentos anormais, especialmente torcendo o pé.

Tendinite do Aquiles

De acordo com o mito grego, Aquiles era vulnerável apenas com o calcanhar. É uma característica que ele deve ter transmitido a todos os outros seres humanos, quando ele deu o seu nome ao tendão de Aquiles, que liga os músculos da panturrilha ao osso do calcanhar.

O tendão de Aquiles é o maior tendão do corpo humano e pode suportar forças de  1.000 libras ou mais. Mas é também o tendão rompido com mais freqüência, e tanto os atletas profissionais e fim de semana podem sofrer de tendinite de Aquiles, uma lesão de esforço comum e inflamação do tendão.

Dedos em Garra / Martelo / Malhete

Consiste em uma deformidade em flexão dos dedos menores. Muitos culpam os calçados apertados na câmara anterior o que provoca contratura que pode ser flácida ou rígida destes dedos.

Dor Crônica no Tornozelo Lateral

Recorrente ou persistente dor (crônica) no lado (lateral) externa do tornozelo muitas vezes se desenvolve após uma lesão, como um tornozelo torcido. No entanto, várias outras condições também podem causar dor crônica no tornozelo.

Hálux Valgo (Joanetes)

O que é um joanete?
O joanete é um problema que pode se desenvolver devido a hálux valgo, uma deformidade do pé. O termo “hálux valgo” é latim e significa uma viragem para fora (valgo) do dedão do pé (hálux). O osso que une o dedão, primeiro metatarso, torna-se proeminente na fronteira interna do pé. Este inchaço é o joanete e é composta de osso e tecido mole.

O que causa joanetes?
De longe, a causa mais comum de joanetes é o uso prolongado sapatos de salto alto, geralmente sapatos com uma estreita caixa de dedos, apontou que aperta os dedos dos pés em uma posição não natural. Bunions também pode ser causada por artrite ou poliomielite. A hereditariedade desempenha muitas vezes um papel na formação de joanete. Mas estas causas representam apenas uma pequena porcentagem de joanetes. Um estudo da Sociedade Americana de Pé e Tornozelo descobriu que 88% das mulheres norte-americanas que são muito pequenas e 55%  têm joanetes. Não surpreendentemente, joanetes são nove vezes mais comum em mulheres do que homens.

Parceiros

Fale Conosco

Agende sua Consulta

Marcação de Consulta

61 3246-4078

Ed. Brasilia Medical Center
607 norte , Bloco B, Sala 210
Asa Norte

 

13 + 2 =

Fique Conectado

facebookinstagramtwitter